quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Período Composto por Coordenação e Subordinação: (Mostra que sabe. Pratica aí)

1.Nos períodos compostos por coordenação, as orações classificam-se em sindéticas e assindéticas

Observe as frases a seguir e classifique as orações coordenadas destacadas.

a)"O amor é difícil, mas pode luzir em qualquer ponto da cidade." (Ferreira Gullar) 

b) “Tudo passa, tudo corre: é a lei.” 


2. Observe as orações e faça o que se pede.

a) Gostaria de ter viajado. Não tive férias.
Una as orações de modo a formar um período composto por coordenação estabelecendo a ideia de adversidade:

b) Senti frio. Estava sem o agasalho.
Una as orações em um período composto por coordenação estabelecendo a ideia de explicação.

c) Todos são cegos. Não podem ver.
Una as orações em um período composto por coordenação estabelecendo ideia de conclusão:

3. Observe o período composto destacado a seguir:

Definitivo, como tudo o que é simples. Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram. (Martha Medeiros)

Julgue como verdadeira ou falsa a afirmação que segue:

Mas introduz uma oração coordenada adversativa ; o pronome relativo que introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva retomando “coisas” e a conjunção e introduz uma oração coordenada aditiva. 


4. Una as orações a seguir em um período composto por coordenação e subordinação. Use os elementos conectores (conjunções e pronomes relativos) prezando pela coesão- evitando repetições. Faça as alterações devidas.

Por que sofremos tanto por amor?
 O certo seria a gente não sofrer
apenas agradecer
conhecemos uma pessoa tão bacana,
 a pessoa gerou em nós um sentimento intenso
a pessoa nos fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz. (Martha medeiros)



Texto para a questão 5:

Desafio da poesia

Entre períodos compostos, passo minha manhã
Orações coordenadas sindéticas e assindéticas dão forma à minha prova
Orações subordinadas complementam as principais e,
não menos importantes,
embelezam o discurso.
Entre classificação e coesão,
analiso o sentido
desvendo o autor
decifro-o
Agora, ao encerrar este poema,
que escrevo pelo desafio da poesia,
percebo que acabo de criar um texto para a prova.
Períodos compostos: disso é feito o discurso.
                                                             Gabriela Didomênico

Sobre a classificação dos períodos compostos do texto acima, julgue cada uma das assertivas abaixo em VERDADEIRA OU FALSA.
a)“embelezam o discurso”, linha 6, faz parte de um período composto por coordenação e estabelecem relação semântica de adição em relação à principal. 

b) “que escrevo pelo desafio da poesia” é parte de um período composto por subordinação, classificando-se como adjetiva explicativa. 

c) “que acabo de criar um texto para a prova” classifica-se como oração subordinada substantiva objetiva direta, pois exerce a função sintática de objeto direto do verbo “percebo”. 



6. Observe as frases:

I.A professora preparou uma prova que agradou aos alunos.

II. A escola que os alunos conheceram foi inaugurada esta semana.

Julgue VERDADEIRA ou FALSA  cada uma das assertivas a seguir.

a)No primeiro período, o pronome relativo que retoma a expressão “prova” exercendo, na oração subordinada adjetiva, a função sintática de sujeito. 

b) No segundo período, o pronome relativo que retoma a expressão “escola” exercendo, na oração subordinada adjetiva, a função sintática de objeto direto do verbo “conheceram”. 

7. De acordo com o referido modelo, transforme em um substantivo as orações subordinadas substantivas em destaque:

Acreditávamos realmente que você colaborasse durante a pesquisa.
Acreditávamos realmente na sua colaboração durante a pesquisa.

a – A família estava certa de que Carlos chegaria para a comemoração.


b – O meu desejo era que todos comparecessem à reunião.

Um comentário: