quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Ortografia e Elementos formadores de palavras: Pratique



Paquistão condena à prisão perpétua dez homens por ataque contra Malala

A Justiça _____________________ (Complete com “paquistanesa” ou “paquistanesa”) condenou à prisão perpétua nesta quinta-feira (30) dez homens envolvidos no ataque à jovem ativista Malala Yousafzai em 2012.
Malala foi baleada (Retire da palavra destacada o que se pede:  radical: ________________; 
vogal de ligação: __________ ; sufixo formador de adjetivo:_____________________) na cabeça
aos 14 anos por militantes  do Taleban enquanto saía de sua escola no vale do Swat. Ela havia
__________________________ (Complete com o verbo no particípio derivado por sufixação a 
partir do substantivo “defesa”) em um blog o direito das mulheres à educação.
A ativista recebeu reconhecimento (Retire da palavra destacada o que se pede: prefixo:____________ ;  radical:_________________ ;  tema:____________;  vogal de ligação:___________ sufixo formador de substantivo:_______________) mundial após o ataque e se tornou um símbolo na luta contra o Taleban, grupo radical islâmico que controla áreas do Paquistão. Em 2014, ela recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
Os militantes condenados haviam sido detidos pelo Exército _________________________ (Preencha com paquistanês, paquistanêz ou paquistanez) em 2014. No entanto, o líder Taleban que ordenou o ataque, Mullah Fazlullah, continua foragido.
Uma autoridade disse à Reuters que nenhum dos quatro ou cinco homens que atacaram Malala em 2012 está entre os dez militantes condenados nesta quinta, os quais estariam envolvidos no ________________________ (Complete com um substantivo derivado por sufixação a partir do tema “plano”) e na execução da tentativa de assassinato.
Não se sabe exatamente quais são as acusações feitas contra os dez militantes, que foram julgados em um tribunal ________________________ (antiterrorismo ou anti-terrorismo).
_____________________ (Complete com um verbo derivado por sufixação a partir do substantivo “ameaça”) de morte pelo Taleban, Malala hoje vive com a sua família no Reino Unido.

Copiei o texto daqui:
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2015/04/1623048-paquistao-condena-a-prisao-perpetua-dez-homens-por-ataque-contra-malala.shtml#_=_

Nenhum comentário:

Postar um comentário